
5 Vantagens de uma Gestão de Redes Sociais eficiente
Vivemos numa era da digitalização, onde somos bombardeados por dados e informação constantemente, principalmente no mundo online.
O relatório elaborado pela We are Social & Hootsuite refere mesmo que
Passamos diariamente, em média, 3h40 ao telemóvel e que 50% desse tempo é utilizado para consultar redes sociais e aplicações de comunicação.
Este paradigma leva a que as marcas se preocupem em colocar estrategicamente os seus produtos e/ou serviços nestas plataformas para que alcancem o seu público-alvo e, assim, divulguem o seu trabalho de forma eficiente.


Ficam aqui as 5 principais vantagens de uma gestão de redes sociais eficiente:
Captação de novos clientes
Sendo canais de comunicação em que estão presentes uma grande abrangência da população cria-se naturalmente uma oportunidade de captação de novos clientes que não conheciam a marca ou porque não são da área geográfica da empresa ou porque não estão nos canais de comunicação offline em que a própria está presente.
Assim, através das redes sociais é possível comunicar os produtos/serviços da organização de uma forma segmentada mas com uma abrangência superior, conseguindo posicionar a marca de forma global e, deste modo, atrair novos leads.
Construção de relacionamento com público-alvo
Uma gestão eficiente de redes sociais envolve no seu planeamento não só momentos de apresentação do serviço/produto, mas também conteúdos informativos, úteis e de entretenimento para que o target crie uma ligação de interesse para com a página e, assim, personifique a marca como alguém que partilha o mesmos valores e que contribui positivamente para o seu dia-a-dia.
Deste modo, aumenta-se a probabilidade de engagement e constrói-se um relacionamento com o público-alvo, que era quase impossível existir noutro tipo de canais de comunicação.
Criação de Comunidade
Como aumento do tempo em que a empresa está presente online e com o tipo de conteúdo que produz, os clientes assíduos e fãs do produto/serviço da empresa vão construindo uma comunidade.
A existência de uma comunidade é super relevante não só porque possuem pessoas “reais” que efetivamente vão fazer marketing “gratuíto” à marca falando positivamente nela, como podem ser um meio de perceber o que os consumidores anseiam no passo seguinte. Ouvir a comunidade é fulcral para o surgimento de novas ideias, a perceção de novas tendências, mas também perceber quais as críticas e aspetos menos positivos da marca. No fundo, saber escutar a comunidade é saber ouvir o consumidor.
Top-of-mind
Se a presença digital de determinada marca em específico for trabalhada de forma exemplar pode criar o estatuto de top-of-mind. Isto é, assim que surgir a necessidade por parte do consumidor de determinado serviço/produto, a marca é a primeira a ser lembrada pelo mesmo na sua mente.
Para se atingir este patamar têm que ser elaborados uma série de esforços a nível de marketing digital para que atinja este auge comunicacional.
Contar com uma empresa ou profissional especializada no serviço de gestão de redes socias é sempre o caminho mais indicado, uma vez que saberá dominar as ferramentas indicadas para reforçar o vinculo da sua marca com os seus clientes no mundo online, saberá monitorizar os seus resultados e irá direcionar os seus conteúdos para a captação e conversão de leads.